quinta-feira, 26 de abril de 2012


(Clique na foto para visualizar em tamanho maior)

RIO DA COTIA ESTA MORRENDO E PEDE SOCORRO

O Assoreamento é o acúmulo de areia, solo desprendido de erosões e outros materiais levados até rios e lagos pela chuva ou pelo vento. Quando isso ocorre, cabe às matas ciliares servirem de filtro para que este material não se deposite sob a água. Quando não se tem estas matas os rios e lagos perdem sua proteção natural e ficam sujeitos ao Assoreamento, e ao desbarrancamento de suas margens, o que agrava ainda mais o problema.

O Assoreamento reduz o volume de água, torna-a turva e impossibilita a entrada de luz dificultando a fotossíntese e impedindo renovação do oxigênio para algas e peixes, conduzindo rios e lagos ao desaparecimento. Evitar e controlar erosões no solo, além de manter as matas ciliares intactas é a melhor receita para evitar o Assoreamento.

As principais causas do Assoreamento de rios, ribeirões e córregos, lagos, lagoas e nascentes estão relacionadas aos desmatamentos, tanto das matas ciliares quanto das demais coberturas vegetais que, naturalmente, protegem os solos. A exposição dos solos para práticas agrícolas, exploração agropecuária, mineração ou para ocupações urbanas, em geral acompanhadas de movimentação de terra e da impermeabilização do solo, abrem caminho para os processos erosivos e para o transporte de materiais orgânicos e inorgânicos, que são drenados até o depósito final nos leitos dos cursos d’água e dos lagos.


(Clique na foto para visualizar em tamanho maior)

Aqui em Tambaú tem um rio que é conhecido como Rio da Cotia que esta morrendo aos poucos devido o Assoreamento, os problemas de Assoreamento deste rio podem ser ilustrados pela enorme quantidade de sedimentos depositados no rio, responsável pela redução do espelho d’água, onde os detritos se transformam em verdadeiras ilhas cobertas de vegetação.


(Clique na foto para visualizar em tamanho maior)

Como as fotos acima mostram o leito do rio já esta quase se encostando à base da ponte que é um perigo quando chove o volume de água no rio aumenta consideravelmente fazendo com que toda a água do rio passe por cima da ponte colocando em risco os veículos que circulam neste inicio de rodovia que vai de Tambaú a Mococa, um alerta para que a Prefeitura adote medidas urgentes para a recuperação ambiental deste rio, que morre aos poucos.


(Clique na foto para visualizar em tamanho maior)

Este é um apelo que gostaria de fazer ao Departamento de Meio Ambiente que é dirigido pelo Diretor de Meio Ambiente Municipal o Senhor Rodrigo Delgado e que tem o apoio do Professor Dutra ambos vem fazendo um trabalho muito grande e demonstrando muita preocupação com o meio ambiente em nossa cidade, e tenho certeza que depois que este fato chegar ao conhecimento destes dois profissionais providências serão tomadas por eles, agora caso isso não seja feito este fato será levado ao Ministério Publico local, pois não podemos admitir um fato deste em nossa cidade que tem o tão importante titulo de Município Azul, temos que fazer por merecer este titulo com atitudes e não só com palavras e diplomas.


(Clique na foto para visualizar em tamanho maior)

Se você tem reclamações, sugestões e fotos mandem elas no meu email: cidinhoboava@hotmail.com , não tenho poder de resolver os problemas apontados, mas faço eles conhecidos e aponto sugestões para que sejam resolvidos da melhor maneira possível e para o bem de nossa população!

Um Ótimo Final Semana a todos e até a próxima se Deus quiser!!!!!!!

CIDINHO BOAVA
Cidadão Tambauense
que luta por um Tambaú melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário